This page in: Chinese / English / French / German / Hebrew / Italian / Japanese / Korean / Portuguese / Russian / Spanish / Swedish / Ukrainian

PostgreSQL 15 Press Kit

Contents

Original Press Release

13 de Outubro de 2022 - O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou hoje o lançamento do PostgreSQL 15, a versão mais recente do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo.

PostgreSQL 15 se baseia nas melhorias de performance das versões recentes com ganhos notáveis no gerenciamento de cargas de trabalho em implantações locais e distribuídas, incluindo melhoria na ordenação. Esta versão melhora a experiência do desenvolvedor com a adição do popular comando MERGE, e inclui mais recursos para observar o estado do banco de dados.

"A comunidade de desenvolvedores do PostgreSQL continua desenvolvendo funcionalidades que simplificam a execução em alta performance de carga de dados enquanto melhora a experiência do desenvolvedor", disse Jonathan Katz, um membro do Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL. "PostgreSQL 15 destaca como, através do desenvolvimento de software de código aberto, nós podemos entregar aos nossos usuários um banco de dados que é ótimo para o desenvolvimento de aplicações e seguro para os seus dados críticos."

PostgreSQL, um sistema de gerenciamento de dados inovador conhecido pela sua confiabilidade e robustez, se beneficia de mais de 25 anos de desenvolvimento de código aberto de uma comunidade global de desenvolvedores e se tornou o banco de dados relacional de código aberto preferido pelas organizações de todos os tamanhos.

Melhorias na Performance da Ordenação e na Compressão

Nessa última versão, o PostgreSQL melhorou os seus algoritmos de ordenação em memória e em disco, com benchmarks mostrando melhorias de 25% a 400% dependendo dos tipos de dados que são ordenados. Utilizando row_number(), rank(), dense_rank() e count() como funções deslizantes também tem benefícios de performance no PostgreSQL 15. Consultas utilizando SELECT DISTINCT agora podem ser executadas em paralelo.

Baseando-se no trabalho da versão anterior do PostgreSQL que permite consultas remotas assíncronas, o adaptador de dados externos do PostgreSQL, postgres_fdw, agora suporta efetivação assíncrona de transações.

As melhorias de performance no PostgreSQL 15 se estendem as facilidades de arquivamento e cópia de segurança. O PostgreSQL 15 adiciona suporte a compressão de arquivos de log de transação (WAL) utilizando LZ4 e Zstandard (zstd), que pode ter benefícios de espaço e desempenho para determinadas cargas de trabalho. Em alguns sistemas operacionais, o PostgreSQL 15 adiciona suporte a obtenção prévia de páginas do WAL para ajudar a acelerar os tempos de recuperação. O comando de cópia de segurança integrado do PostgreSQL, pg_basebackup, agora suporta compressão de arquivos de cópia de segurança do lado do servidor com a opção de gzip, LZ4 e zstd. O PostgreSQL 15 inclui a habilidade de utilizar módulos personalizados para arquivamento, que eliminam o tempo adicional ao executar um comando shell.

Recursos Expressivos para Desenvolvedor

O PostgreSQL 15 inclui o comando MERGE do padrão SQL. MERGE permite escrever comandos SQL condicionais que podem incluir comandos INSERT, UPDATE e DELETE em um único comando.

Esta última versão adiciona novas funções para utilização de expressões regulares para inspecionar cadeias de caracteres: regexp_count(), regexp_instr(), regexp_like() e regexp_substr(). O PostgreSQL 15 também estende a função range_agg para agregar tipos de dados multirange, que foram adicionados na versão anterior.

O PostgreSQL 15 permite que usuários criem visões que consultem dados utilizando a permissão do usuário que invoca e não do criador da visão. Esta opção, chamada security_invoker, inclui uma camada adicional de proteção que garante que usuários que invocam a visão tenham as permissões corretas para trabalhar com os dados subjacentes.

Mais Opções para Replicação Lógica

PostgreSQL 15 fornece mais flexibilidade para gerenciamento de replicação lógica. Esta versão introduz filtro de registros e lista de colunas para publicador, permitindo que usuários escolham replicar um subconjunto de dados de uma tabela. O PostgreSQL 15 adiciona funcionalidades para simplificar o gerenciamento de conflito, incluindo a habilidade de ignorar a aplicação de uma transação conflitante e de automaticamente desabilitar a subscrição se um erro for detectado. Esta versão também include suporte a utilização de efetivação em duas fases (2PC) com replicação lógica.

Melhorias no Registro e na Configuração

O PostgreSQL 15 introduz um novo formato de registro: jsonlog. Este novo formato produz dados utilizando uma estrutura JSON definida, permitindo os logs do PostgreSQL serem processados em sistemas de registros estruturados.

Esta versão fornece a administradores de bancos de dados mais flexibilidade na forma como usuários podem gerenciar a configuração do PostgreSQL, adicionando a habilidade de definir a usuários permissão para alterar parâmetros de configuração do servidor. Adicionalmente, usuários podem obter informação sobre a configuração utilizando o comando \dconfig da ferramenta de linha de comando psql.

Outras Mudanças Notáveis

As estatísticas do PostgreSQL agora são coletadas em memória compartilhada, eliminando o processo de coleta de estatísticas e a escrita periódica de dados no disco.

O PostgreSQL 15 permite tornar uma ordenação ICU a ordenação padrão para um agrupamento ou um banco de dados individual.

Esta versão também adiciona uma nova extensão, pg_walinspect, que permite usuários inspecionarem o conteúdo dos arquivos de log de transação diretamente de uma interface SQL.

O PostgreSQL 15 também revoga a permissão CREATE de todos os usuários exceto do dono do banco de dados do esquema public (ou padrão).

O PostgreSQL 15 remove tanto o modo de "cópia de segurança exclusiva" quanto o suporte a Python 2 da PL/Python há muito tempo declarados obsoletos.

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 35 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade.

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 35 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade.

Learn more about PostgreSQL and participate in our community at PostgreSQL.org.

Mais Sobre as Funcionalidades

Para explicação sobre as funcionalidades acima e outras, consulte os seguintes links:

Onde Baixar

Há várias maneiras de fazer uma cópia do PostgreSQL 15, incluindo:

Outras ferramentas e extensões estão disponíveis na PostgreSQL Extension Network.

Documentação

O PostgreSQL 15 vem com documentação em HTML bem como páginas man, e você também pode navegar na documentação online nos formatos HTML e PDF.

Licença

O PostgreSQL usa a PostgreSQL License, uma licença "permissiva" do tipo BSD. Esta licença certificada pela OSI é amplamente apreciada como flexível e amigável aos negócios, uma vez que não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com o suporte de múltiplas empresas e a propriedade pública do código fonte, nossa licença torna o PostgreSQL muito popular entre os fornecedores que desejam incorporar um banco de dados em seus produtos sem o medo de taxas, dependência de fornecedor ou alterações nos termos de licenciamento.

Contatos

Página Web

Email

Imagens e Logotipos

Postgres, PostgreSQL e o Logotipo do Elefante (Slonik) são todas marcas registradas da PostgreSQL Community Association of Canada. Se você deseja utilizar estas marcas, você deve estar em conformidade com a política de marcas registradas.

PostgreSQL Logo

Suporte Corporativo

O PostgreSQL conta com o apoio de inúmeras empresas, que financiam desenvolvedores, fornecem recursos de hospedagem e nos dão suporte financeiro. Veja nossa página de patrocinadores para alguns desses apoiadores do projeto.

Há também uma grande comunidade de empresas que oferecem suporte ao PostgreSQL, de consultores individuais a empresas multinacionais.

Se você deseja fazer uma contribuição financeira para o Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL ou uma das organizações comunitárias sem fins lucrativos reconhecidas, visite nossa página de doações.