24th September 2020: PostgreSQL 13 Released!
This page in: Chinese / English / French / German / Hebrew / Indonesian / Japanese / Korean / Polish / Portuguese / Russian / Spanish

PostgreSQL 13 Press Kit

Contents

Original Press Release

24 de Setembro de 2020 — O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou hoje o lançamento do PostgreSQL 13, a versão mais recente do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo.

PostgreSQL 13 inclui melhorias significativas no seu sistema de indexação e busca que beneficia grandes bancos de dados, incluindo economia de espaço e ganho de desempenho para índices, tempos de resposta mais rápidos para consultas que usam agregações ou partições, melhor planejamento de consultas ao utilizar estatísticas aprimoradas e muito mais.

Junto com recursos altamente solicitados como VACUUM paralelizado e ordenação incremental, o PostgreSQL 13 fornece uma melhor experiência de gerenciamento de dados para cargas de trabalho grandes e pequenas, com otimizações para administração diária, mais conveniências para desenvolvedores de aplicações e melhorias de segurança.

"PostgreSQL 13 mostra a colaboração e dedicação de nossa comunidade global em promover as habilidades do banco de dados relacional de código aberto mais avançado do mundo", disse Peter Eisentraut, um membro do Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL. "As inovações que cada versão traz junto com sua reputação de confiabilidade e estabilidade é o motivo pelo qual mais pessoas optam pelo uso do PostgreSQL em suas aplicações."

PostgreSQL, um sistema de gerenciamento de dados inovador conhecido pela sua confiabilidade e robustez, se beneficia de mais de 25 anos de desenvolvimento de código aberto de uma comunidade global de desenvolvedores e se tornou o banco de dados relacional de código aberto preferido pelas organizações de todos os tamanhos.

Ganhos de Desempenho Contínuo

Baseado no trabalho da versão anterior do PostgreSQL, PostgreSQL 13 pode eficientemente lidar com dados duplicados em índices B-tree, o índice padrão do banco de dados. Isso diminui o uso geral de espaço que os índices B-tree exigem, melhorando o desempenho geral da consulta.

PostgreSQL 13 introduz a ordenação incremental, em que os dados ordenados em uma etapa anterior de uma consulta pode acelerar a ordenação em uma etapa posterior. Além disso, o PostgreSQL pode utilizar o sistema de estatísticas estendidas (criadas com CREATE STATISTICS) para criar planos aprimorados para consultas com cláusulas OR e buscas IN/ANY em listas.

No PostgreSQL 13, mais tipos de consultas de agregação e conjunto de agrupamento podem aproveitar a funcionalidade de agregação hash eficiente do PostgreSQL, já que as consultas com agregações grandes não cabem inteiramente na memória. Consultas com tabelas particionadas receberam um aumento de desempenho, agora há mais casos onde partições podem ser removidas e onde as partições podem ser juntadas diretamente.

Otimizações na Administração

VACUUM é uma parte essencial da administração do PostgreSQL, permitindo que o banco de dados recupere espaço de armazenamento após registros serem atualizados ou removidos. Este processo também pode impor desafios administrativos, embora as versões anteriores do PostgreSQL tenham feito um trabalho para minimizar a sobrecarga do VACUUM.

PostgreSQL 13 continua a melhorar o sistema de limpeza de dados com a introdução do VACUUM paralelizado para índices. Além dos benefícios de desempenho do VACUUM que ele oferece, o uso desta nova funcionalidade pode ser ajustado para cargas de trabalho específicas já que os administradores podem escolher o número de processos paralelos a serem utilizados. Além desses benefícios de performance, as inserções de dados podem disparar o processo do autovacuum.

Slots de replicação, que são utilizados para evitar que os logs de transação (WAL) sejam removidos antes que eles sejam recebidos pela réplica, podem ser ajustados no PostgreSQL 13 para especificar o número máximo de arquivos do WAL retidos e ajudar a evitar erros de falta de espaço em disco.

PostgreSQL 13 também adiciona algumas maneiras que o administrador pode monitorar a atividade do banco de dados, incluindo estatísticas de uso do WAL no EXPLAIN, o progresso de cópia de segurança base e o progresso de comandos ANALYZE. Além disso, a integridade da saída do comando pg_basebackup pode ser verificado utilizando o novo comando pg_verifybackup.

Conveniências para Desenvolvimento de Aplicações

O PostgreSQL 13 torna ainda mais fácil trabalhar com tipos de dados do PostgreSQL provenientes de diferentes fontes de dados. Esta versão adiciona a função datetime() para seu suporte SQL/JSON path, que converte formatos de tempo válidos (e.g. cadeia de caracteres ISO 8601) para tipos nativos do PostgreSQL. Além disso, a função UUID v4, gen_random_uuid(), também está disponível sem precisar instalar nenhuma extensão.

Sistema de particionamento do PostgreSQL está mais flexível, já que tabelas particionadas suportam totalmente replicação lógica e gatilhos BEFORE a nível de registro.

A sintaxe FETCH FIRST no PostgreSQL 13 foi expandida para incluir a cláusula WITH TIES. Quando especificada, WITH TIES inclui qualquer registro que, baseado na cláusula ORDER BY, corresponde ao último lugar no conjunto de resultados.

Melhorias de Segurança

O sistema de extensões do PostgreSQL é um componente-chave de sua robustez pois permite que os desenvolvedores expandam sua funcionalidade. Em versões anteriores, novas extensões só podiam ser instaladas por um super-usuário do banco de dados. Para maximizar o aproveitamento da extensibilidade do PostgreSQL, PostgreSQL 13 adiciona o conceito de uma "extensão confiável", que permite usuários de banco de dados instalar extensões que um super-usuário marcou como "confiável". Algumas extensões embutidas são marcadas como confiáveis por padrão, incluindo pgcrypto, tablefunc, hstore e mais.

Para aplicações que exigem métodos de autenticação seguros, o PostgreSQL 13 permite que clientes possam exigir ligação de canal ao utilizar autenticação SCRAM e o adaptador de dados externos do PostgreSQL (postgres_fdw) pode utilizar autenticação baseada em certificados.

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 30 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade.

About PostgreSQL

PostgreSQL is the world's most advanced open source database, with a global community of thousands of users, contributors, companies and organizations. Built on over 30 years of engineering, starting at the University of California, Berkeley, PostgreSQL has continued with an unmatched pace of development. PostgreSQL's mature feature set not only matches top proprietary database systems, but exceeds them in advanced database features, extensibility, security, and stability.

Learn more about PostgreSQL and participate in our community at PostgreSQL.org.

More About the Features

For explanations of the above features and others, please see the following resources:

Where to Download

There are several ways you can download PostgreSQL 13, including:

Other tools and extensions are available on the PostgreSQL Extension Network.

Documentation

PostgreSQL 13 comes with HTML documentation HTML documentation as well as man pages, and you can also browse the documentation online in both HTML and PDF formats.

Licence

PostgreSQL uses the PostgreSQL License, a BSD-like "permissive" license. This OSI-certified license is widely appreciated as flexible and business-friendly, since it does not restrict the use of PostgreSQL with commercial and proprietary applications. Together with multi-company support and public ownership of the code, our license makes PostgreSQL very popular with vendors wanting to embed a database in their own products without fear of fees, vendor lock-in, or changes in licensing terms.

Contacts

Website

Email

Images and Logos

PostgreSQL Logo

All logos are available for modification and redistribution under The PostgreSQL Licence. The PostgreSQL name and logo are trademarks of The PostgreSQL Community Association of Canada.

Corporate Support

PostgreSQL enjoys the support of numerous companies, who sponsor developers, provide hosting resources, and give us financial support. See our sponsors page for some of these project supporters.

There is also a large community of companies offering PostgreSQL Support , from individual consultants to multinational companies.

If you wish to make a financial contribution to the PostgreSQL Global Development Group or one of the recognized community non-profit organizations, please visit our donations page.