Dúvidas sobre postGresSQL

From: Olavo Setubal <gibiranxerox(at)yahoo(dot)com(dot)br>
To: pgsql-bugs(at)postgresql(dot)org
Cc: eletri(at)campus(dot)cce(dot)ufmg(dot)br
Subject: Dúvidas sobre postGresSQL
Date: 2006-07-20 12:41:40
Lists: pgsql-bugs pgsql-es-ayuda

Bom dia

Estou tentando aprender a trabalhar com o ambiente de programação Glade, conjugado com postgresSQL. Peguei um tutorial, na internete (http://psl-pr.softwarelivre.org/projetomono/artigos/basico/InstConfigPG.html) que informa alguns passos para a utilização do postgresSQL. Infelizmente com o Glade não ha problemas, mas com o postgresSQL, eu não consigo instalar o postgresql.conf com o comando <postmaster -i -D /var/lib/pgsql/data &>. O sistema me retorna que o arquivo ou diretório não encontrado e trava, sendo necessário dar crtl+c. Já ferifiquei e o diretório .../data está vazio. Já alterei as permissões do pgsql, recursivamente, para 755. criei a senha para o usuário postgres e não consigo passar desta etapa. Utilizo a distribuição Fedora Core 5 i386, já dei update no sistema via yum, já instalei o suporte para PostGresSQL via instalar/remover programas (que utiliza o pirut, que utiliza o yum), já coloquei um novo endereço no extras do yum
(ftp://ftp.au.postgresql.org/pub/fedora/linux/extras/5/i386) para ver se atualizava melhor, enfim fiz tudo o que sei e julguei correto fazer. Infelizmente meu conhecimento não foi suficiente para resolver e por isso estou humildemente solicitando ajuda. Vocês podem me diser se o tutorial é adequado ou se eu estou fazendo algo errado ou é simplesmente inexperiência minha e a solução é simples...??? Agradeço se responderem e caso possam me indiquem também um tutorial mais atualizado.
Agradecido
Olavo Augusto ( sou funcionário novo na área de informática do Centro de Calculos Eletrónicos de Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais).