This page in: Chinese / English / French / German / Hebrew / Italian / Japanese / Korean / Portuguese / Russian / Spanish / Swedish / Ukrainian

PostgreSQL 16 Press Kit

Contents

Original Press Release

14 de Setembro de 2023 - O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anunciou hoje o lançamento do PostgreSQL 16, a versão mais recente do banco de dados de código aberto mais avançado do mundo.

PostgreSQL 16 aumentou a sua performance, com melhorias notáveis no paralelismo de consultas, carga de dados e replicação lógica. Há muitas funcionalidades nesta versão para desenvolvedores e administradores, incluindo mais sintaxe SQL/JSON, novas estatísticas para monitoramento de suas cargas de dados e maior flexibilidade na definição de regras de controle de acesso para gerenciamento de políticas em grandes conjuntos de servidores.

"À medida que os padrões de bancos de dados evoluem, PostgreSQL continua a obter ganhos de performance na busca e gerenciamento de dados em escala", disse Dave Page, um membro do Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL. "PostgreSQL 16 oferece aos usuários mais métodos para aumentar e expandir suas cargas de trabalho, ao mesmo tempo que oferece novas maneiras de obter conhecimento e otimizar a forma como gerenciam os seus dados".

PostgreSQL, um sistema de gerenciamento de dados inovador conhecido pela sua confiabilidade e robustez, se beneficia de mais de 35 anos de desenvolvimento de código aberto de uma comunidade global de desenvolvedores e se tornou o banco de dados relacional de código aberto preferido pelas organizações de todos os tamanhos.

Melhorias de Performance

PostgreSQL 16 melhora a performance da funcionalidade existente do PostgreSQL por meio de novas otimizações do planejador de consultas. Nesta última versão, o planejador de consultas pode paralelizar junções FULL e RIGHT, gerar planos mais otimizados para consultas que usam funções de agregação com a cláusula DISTINCT ou ORDER BY, utilizar ordenação incremental para consultas SELECT DISTINCT e otimizar funções deslizantes para que elas executem com mais eficiência. Ele também melhora "anti-joins" RIGHTe OUTER, que permite aos usuários identificar registros que não estão presentes em uma tabela unida.

Esta versão inclui melhorias na carga de dados utilizando COPY em operações únicas ou simultâneas, com testes mostrando até 300% de melhoria de performance em alguns casos. PostgreSQL 16 adiciona suporte a balanceamento de carga em clientes que usam libpq e melhorias na estratégia de limpeza que reduz a necessidade de execução do FREEZE em toda tabela. Além disso, o PostgreSQL 16 introduz a aceleração de CPU utilizando SIMD nas arquiteturas x86 e ARM, resultando em ganhos de performance ao processar cadeias de caracteres ASCII e JSON e ao realizar pesquisas em matrizes e subtransações.

Replicação Lógica

Replicação lógica permite que os usuários transmitam dados para outras instâncias PostgreSQL ou assinantes que podem interpretar o protocolo de replicação lógica do PostgreSQL. No PostgreSQL 16, usuários podem realizar replicação lógica de uma instância em espera, o que significa que uma instância em espera pode publicar alterações lógicas para outros servidores. Isso fornece aos desenvolvedores novas opções de distribuição de carga de trabalho - por exemplo, utilizar um servidor em espera ao invés de um servidor primário mais ocupado para replicar logicamente as mudanças para sistemas posteriores.

Além disso, há diversas melhorias de performance no PostgreSQL 16 para replicação lógica. Assinantes agora podem aplicar transações grandes utilizando processos paralelos. Para tabelas que não tem uma chave primária, assinantes podem utilizar índices B-tree ao invés de buscas sequenciais para encontrar registros. Sob certas condições, usuários também podem acelerar a sincronização inicial de tabelas utilizando o formato binário.

Existem várias melhorias de controle de acesso para replicação lógica no PostgreSQL 16, incluindo a nova role predefinida pg_create_subscription, que concede aos usuários a capacidade de criar novas assinaturas. Finalmente, esta versão começa a adicionar suporte a replicação lógica bidirecional, introduzindo funcionalidade para replicar dados entre duas tabelas de publicadores diferentes.

Experiência do Desenvolvedor

PostgreSQL 16 adiciona mais sintaxe do padrão SQL/JSON, incluindo construtores e predicados tais como JSON_ARRAY(), JSON_ARRAYAGG() e IS JSON. Esta versão também introduz a capacidade de utilizar sublinhados para separadores de milhar (por exemplo, 5_432_000) e inteiros não decimais, tais como 0x1538, 0o12470, and 0b1010100111000.

Desenvolvedores utilizando PostgreSQL 16 também se beneficiam de novos comandos do psql. Isso inclui \bind, que permite a usuários preparar consultas parametrizadas e utilizar \bind para substituir as variáveis (por exemplo, SELECT $1::int + $2::int \bind 1 2 \g).

PostgreSQL 16 melhora o suporte geral para ordenação, que fornece regras sobre como o texto é ordenado. PostgreSQL 16 constrói com suporte ICU por padrão, determina a configuração regional ICU padrão a partir do ambiente e permite que os usuários definam regras de ordenação ICU personalizadas.

Monitoramento

Um aspecto chave do ajuste de performance de cargas de trabalho de banco de dados é entender o impacto de operações de I/O no seu sistema. PostgreSQL 16 introduz pg_stat_io, uma nova fonte de métricas-chave de I/O para análise granular de padrões de acesso de I/O.

Além disso, esta versão adiciona um novo campo a visão pg_stat_all_tables que registra a data e hora da última vez que a tabela ou o índice foi utilizado. PostgreSQL 16 também torna auto_explain mais legível ao registrar valores passados em comandos parametrizados e melhora a precisão do algoritmo de rastreamento de consultas utilizado pelo pg_stat_statements e pg_stat_activity.

Controle de Acesso e Segurança

PostgreSQL 16 fornece opções mais refinadas para controle de acesso e aprimora outros recursos de segurança. Esta versão melhora gerenciamento dos arquivos pg_hba.conf e pg_ident.conf, incluindo permitir correspondência de expressões regulares para nomes de usuário e banco de dados e diretivas include para arquivos de configuração externos.

Esta versão adiciona vários parâmetros de conexão orientados à segurança, incluindo require_auth, que permite aos clientes especificar quais parâmetros de autenticação eles desejam aceitar de um servidor, e sslrootcert="system", que indica que o PostgreSQL deve utilizar uma autoridade certificadora (CA) confiável fornecida pelo sistema operacional do cliente. Além disso, esta versão adiciona suporte a delegação de credenciais Kerberos, permitindo extensões tais como postgres_fdw e dblink utilizarem credenciais autenticadas para conectar-se a serviços confiáveis.

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 35 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade.

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é o banco de dados mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários, colaboradores, empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL baseia-se em mais de 35 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e continua em um ritmo inigualável de desenvolvimento. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade.

Learn more about PostgreSQL and participate in our community at PostgreSQL.org.

Mais Sobre as Funcionalidades

Para explicação sobre as funcionalidades acima e outras, consulte os seguintes links:

Onde Baixar

Há várias maneiras de fazer uma cópia do PostgreSQL 16, incluindo:

Outras ferramentas e extensões estão disponíveis na PostgreSQL Extension Network.

Documentação

O PostgreSQL 16 vem com documentação em HTML bem como páginas man, e você também pode navegar na documentação online nos formatos HTML e PDF.

Licença

O PostgreSQL usa a PostgreSQL License, uma licença "permissiva" do tipo BSD. Esta licença certificada pela OSI é amplamente apreciada como flexível e amigável aos negócios, uma vez que não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com o suporte de múltiplas empresas e a propriedade pública do código fonte, nossa licença torna o PostgreSQL muito popular entre os fornecedores que desejam incorporar um banco de dados em seus produtos sem o medo de taxas, dependência de fornecedor ou alterações nos termos de licenciamento.

Contatos

Página Web

Email

Imagens e Logotipos

Postgres, PostgreSQL e o Logotipo do Elefante (Slonik) são todas marcas registradas da PostgreSQL Community Association. Se você deseja utilizar estas marcas, você deve estar em conformidade com a política de marcas registradas.

PostgreSQL Logo

Suporte Corporativo

O PostgreSQL conta com o apoio de inúmeras empresas, que financiam desenvolvedores, fornecem recursos de hospedagem e nos dão suporte financeiro. Veja nossa página de patrocinadores para alguns desses apoiadores do projeto.

Há também uma grande comunidade de empresas que oferecem suporte ao PostgreSQL, de consultores individuais a empresas multinacionais.

Se você deseja fazer uma contribuição financeira para o Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL ou uma das organizações comunitárias sem fins lucrativos reconhecidas, visite nossa página de doações.