Kit de imprensa do PostgreSQL 9.0

Conteúdo

  Texto Original do Comunicado à Imprensa
  Lista de funcionalidades
  Onde Baixar
  Documentação
  Licença
  Contatos
  Texto Completo das Citações e Informações das Empresas
  Suporte Corporativo

Texto Original do Comunicado à Imprensa

20 DE SETEMBRO 2010: O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anuncia o lançamento do PostgreSQL 9.0, a versão mais recente do banco de dados relacional de código aberto mais avançado do mundo. Essa versão traz avanços em segurança, suporte a aplicações, monitoramento, performance, e armazenamento de dados especializados. Os usuários estão particularmente empolgados com as novas capacidades de replicação e "hot standby", que acelerarão a adoção em hospedagem na nuvem e aplicações escaláveis.

"A replicação nativa da versão 9.0 e a capacidade de consultar um servidor em "hot standby" têm sido os recursos mais solicitados há muitos anos," disse Simon Riggs, CTO da 2ndQuadrant e o principal responsável por sua implementação. "Replicação em fluxo eficiente e com baixa latência protege melhor seus dados, enquanto o hot standby reduz significativamente o custo total da solução. Em produtos proprietários essa capacidade é uma extensão que custa milhares de dólares."

O PostgreSQL 9.0 inclui ainda dezenas de outras grandes melhorias que aprimorarão todos os aspectos do projeto e da performance de aplicações de bancos de dados, incluindo: suporte a windows 64 bits, gatilhos condicionais e por coluna, atualização in loco da 8.3 e 8.4, restrições de unicidade postergáveis, e mensagens assíncronas de alto desempenho. Para uma lista completa de novos recursos veja nossa página de informações sobre o lançamento.

"Sendo um dos maiores operadores do mundo de infra-estrutura para registros centrais da Internet, a Afilias regozija-se em ver o PostgreSQL 9.0 incluir a atualização in loco (in-place upgrades), a qual nos permite atualizar para novas versões do SGBD com um mínimo de inconvenientes para a nossa base de 16 milhões de nomes de domínios," disse o CTO da Afilias Ram Mohan.

"Nós estamos muito empolgados com as novas funcionalidades ... Nós esperamos especialmente as restrições de unicidade postergáveis como uma oportunidade para acelerar atualizações e melhorias para nossos clientes," disse Paolo Juvara, CTO da OpenBravo.

Marc Balmer, fundador da Micro Systems na Suíça, está mais interessado na capacidade muito aprimorada de mensagens assíncronas com LISTEN/NOTIFY: "A nova opção de envio de dados em notificações assíncronas será utilizada na próxima versão de nossos programas para apresentação remota de dados."

Graças às contribuições de desenvolvedores e empresas em todo o mundo, como a NTT Open Source, EnterpriseDB, 2ndQuadrant, RedHat e muitas outras, o ímpeto de desenvolvimento e adoção por usuários é maior do que nunca.

"Aqui na CAIXA nós usamos o PostgreSQL em ambientes financeiros de missão crítica pois ele tem a qualidade para sustentar as nossas operações," disse Clarice Coppetti, vice presidente de TI, Caixa Econômica Federal, Brasil. "A nova versão mostra que o PostgreSQL está melhorando rapidamente para suprir as nossas demandas de negócio."

Sobre o PostgreSQL: O PostgreSQL é o sistema de banco de dados de código aberto mais avançado do mundo, com uma comunidade global de milhares de usuários e desenvolvedores, e dezenas de empresas e organizações. O projeto PostgreSQL tem mais de 20 anos de engenharia, começando da Universidade da Califórnia, Berkeley, e uma velocidade de desenvolvimento sem igual hoje. O conjunto maduro de recursos do PostgreSQL não apenas se iguala ao dos sistemas de banco de dados proprietários mais avançados, mas os excede em recursos avançados, extensibilidade, segurança e estabilidade. Saiba mais sobre o PostgreSQL e participe da nossa comunidade em www.postgresql.org.

Informações Adicionais do Lançamento

Lista de Funcionalidades

A versão 9.0 tem um número de grandes novas funcionalidade sem precedentes, demonstrando o crescimento da nossa comunidade de desenvolvedores no último ano:

Replicação e Escalabilidade

  • Hot Standby
  • Replicação em Fluxo (Streaming Replication)

Administração e Segurança

  • Atualização in Loco (Upgrade-in-Place) Integrada (pg_upgrade)
  • Autenticação RADIUS
  • Verificação de Força de Senha (passwordcheck)
  • Comandos de Gestão de Permissões de Banco de Dados Facilitados (GRANT ON ALL e DEFAULT PERMISSIONS)

Projeto de Bancos de Dados e SQL

  • Restrições de Unicidade Postergáveis
  • Gatilhos Condicionais
  • Gatilhos por Colunas
  • Ordenamento em Agregações
  • Novas "Windowing Functions" (RANGE PRECEEDING e FOLLOWING)

Funções Armazenadas (Stored Procedures)

  • Blocos de Código de Procedimento Anônimos (comando DO)
  • Melhorias nas Funções Armazenadas em Perl e Python (incluindo suporte ao Python 3)
  • Chamadas com Parâmetros Nomeados

Performance e Recursos Avançados

  • Mensagens Assíncronas Melhoradas (LISTEN/NOTIFY)
  • Suporte a Windows 64-bit
  • Otimização para Consultas Geradas por ORM (remoção de JOIN)
  • Chaves Únicas para Dados não Escalares (Exclusion Constraints)
  • Suporte Expantido para Dados Chave-Valor (HStore)
  • Planos de Explain em JSON e XML

Mais Informações Sobre Essas Funcionalidades

Para uma explicação detalhada destas e de outras funcionalidades, por favor consulte os seguintes recursos online:

Downloads

Documentação

A documentação HTML e as páginas do man são instaladas com o PostgreSQL, mas sinta-se a vontade para navegar, procurar e comemtar na nossa extensa, documentação online interativa.

Licença

O PostgreSQL usa a licença BSD, que requer apenas que o código fonte licenciado mantenha seu direito de cópia e informação da licença. Esta licença certificada pela OSI é amplamente vista como flexível e amigável à empresas, já que ela não restringe o uso do PostgreSQL com aplicações comerciais e proprietárias. Juntamente com suporte de múltiplas empresas e propriedade pública do código, a licença BSD torna o PostgreSQL muito popular com fabricantes que querem anexar um banco de dados com seus próprios produtos sem medo de ônus financeiro, prisão à um só fabricante, ou mudanças nos termos de licenças.

Contatos

Páginas

Perguntas da Imprensa

Brasil
Roberto Mello
br@postgresql.org
+55 92 91284346 / 36630649

Diogo Biazus
diogob@gmail.com
+55 51 91410130

Texto Completo das Citações e Informações das Empresas

O PostgreSQL 9.0 atraiu grande interesse de usuários corporativos de bancos de dados em todo o mundo. As citações a seguir mostram o entusiasmo de empresas na Inglaterra, Canada, Espanha, Suíça e Brasil com suas novas funcionalidades. Contate-nos para marcar uma entrevista com qualquer uma dessas empresas. (Os contatos abaixo respondem apenas nos idiomas listados)

2ndQuadrant

"A replicação nativa da versão 9.0 e a capacidade de consultar um servidor em "hot standby" têm sido os recursos mais solicitados há muitos anos," disse Simon Riggs, CTO da 2ndQuadrant e o principal responsável por sua implementação. "Replicação em fluxo eficiente e com baixa latência protege melhor seus dados, enquanto o hot standby reduz significativamente o custo total da solução. Em produtos proprietários essa capacidade é uma extensão que custa milhares de dólares."

Sobre a 2ndQuadrant: A 2ndQuadrant é uma empresa global de consultoria e suporte especializada em serviços para PostgreSQL, com clientes em 15 países. Os consultores da empresa contribuiram com grandes funcionalidades em cada uma das últimas seis versões do PostgreSQL. Contato: info@2ndQuadrant.com +44 8707667756 (inglês, italiano, francês)

Afilias

"Sendo um dos maiores operadores do mundo de infra-estrutura para registros centrais da Internet, a Afilias regozija-se em ver o PostgreSQL 9.0 incluir a atualização in loco (in-place upgrades), a qual nos permite atualizar para novas versões do SGBD com um mínimo de inconvenientes para a nossa base de 16 milhões de nomes de domínios. Além disso, nós esperamos utilizar o Hot Standby e a Replicação em Fluxo, que complementam a robusta replicação já existente via Slony. Essas adições de funcionalidades continuam sendo uma forte justificativa para que tarefas tecnológicas de missão crítica podem depender do poder, flexibilidade e robustez do PostgreSQL," disse o CTO da Afilias Ram Mohan.

Sobre a Afilias: A Afilias é um provedor global de serviços de infra-estrutura para Internet que conecta pessoas aos seus dados. A tecnologia confiável, segura, escalável e globalmente disponível da Afilias sustenta uma vasta gama de aplicações incluindo serviços de registro de domínios, DNS gerenciável, e serviços nas áreas de RFID e cadeia de fornecimento com o Afilias Discovery Services. Para mais informações sobre a Afilias visite nossa página ou entre em contato com Heather Read (Apenas em inglês)

Openbravo

"A Openbravo tem sido uma usuária entusiástica do PostgreSQL. Nós embutimos o PostgreSQL em nossos sistemas de Cloud Appliances e dependemos do PostgreSQL em nossos pacotes para Ubuntu. Embora o produto suporte múltiplos sistemas de bases de dados, 93% das instalações da Openbravo são baseadas no PostgreSQL. Cada nova versão do PostgreSQL tem significado confiabilidade e desempenho aumentados e esperamos que a versão 9.0 continue nessa tradição. Aguardamos com ansiedade a chegada das novas funcionalidades do PostgreSQL. Nós esperamos especialmente as restrições de unicidade postergáveis como uma oportunidade para acelerar atualizações e melhorias para nossos clientes. O novo sistema de replicação interno, binário e baseado em logs, irá certamente satisfazer a nossa larga base de utilizadores à procura de redundâncias e alta disponibilidade. Finalmente, toda a nossa equipe de desenvolvimento de software espera ansiosamente pelo novo comando VACUUM FULL. Já realizamos alguns testes preliminares baseados na versão 9.0 e não encontramos qualquer problema significativo. Apenas descobrimos algumas pequenas incompatibilidades mas pensamos que a sua resolução será muito fácil. A Openbravo pretende começar a apoiar o PostgreSQL 9.0 assim que a versão de produção for disponibilizada e começar a usá-lo como a base padrão para as nossas instalações no mercado logo que seja suportada pelas grandes distribuições Linux," Paolo Juvara, CTO, OpenBravo.

Sobre a Openbravo: A Openbravo é a desenvolvedora premiada do ERP Openbravo, uma solução de ERP web comercial e de código aberto para pequenas e médias empresas -- a primeira verdadeira alternativa às soluções proprietárias. As suas soluções de ERP e de pontos de venda (PoS), a mais popular em seu nicho, foram baixadas mais de 1.5 milhão de vezes e são usadas em mais de 50 países. Contato: Carme Zaragoza +34 932725947 (espanhol, inglês)

micro systems

Marc Balmer, fundador da Micro Systems na Suíça, está mais interessado na capacidade muito aprimorada de mensagens assíncronas com LISTEN/NOTIFY: "A nova opção de envio de dados em notificações assíncronas vai ser utilizada na próxima versão de nossos programas para apresentação remota de dados para o arcapos, nossa solução de ingressos e ponto de vendas para zoológicos e museus."

Sobre a micro systems: A micro systems é uma empresa de consultoria e desenvolvimento suíça focada em produtos maduros de código aberto como o Unix BSD e o PostgreSQL em ambientes comerciais A micro systems traz o melhor do código aberto para seus clientes e dá retorno às comunidades de software livre. Contato: Vera Hardmeier, +41 61 383 50 10 (alemão, inglês)

CAIXA

"Aqui na CAIXA nós usamos o PostgreSQL em ambientes financeiros de missão crítica pois ele tem a qualidade para sustentar as nossas operações," disse Clarice Coppetti, vice presidente de TI, Caixa Econômica Federal, Brasil. "A nova versão mostra que o PostgreSQL está melhorando rapidamente para suprir as nossas demandas de negócio."

Sobre a CAIXA: A CAIXA é o principal agente para as políticas públicas do governo federal e está presente na vida de milhões de brasileiros. A instituição é 100% publica e serve não apenas aos seus clientes, mas toda a população brasileira através da Loteria Federal, dos investimentos em infra-estrutura urbana e pagamentos de programas sociais, FGTS, PIS e seguro desemprego. Contando todas essas áreas, a CAIXA repassou mais de R$ 150 bilhões para a economia em 2009, uma quantia que representa em torno de 6% do PIB. Atuando nos setores de habitação, saneamento básico, infra-estrutura e serviços, a CAIXA desempenha um papel central na promoção do desenvolvimento urbano e da justiça social no país, contribuindo para melhorar a qualidade de vida, particularmente daqueles com baixa renda. Página da CAIXA (apenas em portugês)

Suporte Corporativo

O PostgreSQL conta com suporte de inúmeras empresas, que patrocinam desenvolvedores, provêem recursos de hospedagem, e nos dão suporte financeiro. Os maiores patrocinadores de longa data estão listados em nossa página de patrocinadores de desenvolvimento.

Também existe um grande número de empresas fornecedores de suporte a PostgreSQL, de consultores individuais a multinacionais.

Doações são bem vindas.